Ansiedade e Ansiedades
- Paula Nascimento
- 3 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Não sei se todas as pessoas sabem, mas a ansiedade é primordial para a nossa condição humana, assim como a alegria, a tristeza, o nojo, a raiva e o medo (podemos lembrar daquele filme tão famoso da Pixar, Divertidamente), a ansiedade está no nosso cotidiano emocional, de maneira que precisamos dela para nos organizar para algo que possa vir acontecer no futuro.

Quando falo que precisamos de organização para o futuro, me refiro a um dia chuvoso ou nublado em que é preciso se precaver saindo de casa com um guarda-chuva e um casaco, me refiro também a sair de casa com um tempo hábil para estar em um compromisso em determinado horário, também ao fazer uma viagem é preciso fazer a mala de acordo com os programas planejados e calculando os imprevistos.

Sim, e a ansiedade que sentimos (aquelas borboletas no estômago) quando algo bom está para acontecer, também faz parte de sentimentos positivos para os humanos.
Então, resumindo, essas ansiedades do dia a dia não são nossas inimigas, elas até trazem alguns benefícios para o nosso existir no mundo.
Contudo, quando estar ansioso nos faz perder o controle, sentir medo em excesso de algo ou alguma situação que tem muito pouca evidência de que irá acontecer e esse medo excessivo nos paralisa, aí sim estamos falando de algo bem mais grave e que tende a atrapalhar a vida da pessoa que sente.
Essa ansiedade pode estar atrelada a um transtorno e quando isso acontece, a pessoa precisa de ajuda profissional e até medicamentosa em alguns casos. Mas, o lado bom é que dá para ficar bem em meio ao caos trazido por esse adoecimento psíquico e a pessoa pode aprender a lidar com as crises, a diminuí-las e depois a controlá-las.
Me coloco à disposição para ajudar e tirar possíveis dúvidas.
Abraços,
Maria Paula do Nascimento | Psicóloga | CRP - 02/20296